sexta-feira, maio 01, 2015

Disco de modos - Zona Básica

Fala galera,

Comprei minha DSLR ou Prosumer, o que significa esse disco de opções?

Irei me basear no disco de modos das câmeras Canon, que será dividido em três partes, sendo, Zona Básica, Zona Básica - Imagem e Zona Criativa.


     Zona Básica     
Nessa zona temos os modos totalmente automáticos, sendo:
  1. Automático - Cena inteligente
  2. Inteligente - Criativo (CA)
  3. Sem flash
Disco de modos - Zona Básica    

Automático - Cena Inteligente (A+)
Câmeras mais antigas como T2i e 60D, há a opção Full Auto (quadrado verde), nas mais recentes como EOS (T3i, T5i e 5DMark III), temos o modo Cena Inteligente (A+).
Seja no Full Auto ou no A+, a câmera ajusta tudo automaticamente, sendo ótimo para algo mais ágil, portanto oferece pouco controle.

Full Auto (Quadrado verde) ou A+ (Scene Intelligent Auto), funcionam de modo similar, ou seja, sua concentração é em enquadrar o tema, logo o modo automático analisa a cena e a ajusta para a melhor captação. No A+ também será ajustado "Picture Style", que fa ajustes finos nas cores.

Em resumo, enquadre, pressione o disparador até a metade para fazer o foco acendendo a luz em algum ponto AF, pressione o disparador até o final para obter a foto.

A câmera ajustará exposição, equilíbrio de branco, abertura do diafragma, fotometria, ISO e deixará o foco automático de One Shot AF para Al Servo AF, caso o tema se mova. Caso a cena seja escura o suficiente a câmera acionará o flash. 


Inteligente - Criativo (CA)

Esse modo está disponível nas DSLRs EOS T1i, 7D e posteriores, ótimo para quem procura sair dos modos automáticos, permitindo alterar alguns ajustes. Pressione o botão Q e use o disco de ajuste para alterar a quantidade de desfoque do fundo, movendo para a esquerda aumenta o desfoque e para a direita diminui o desfoque do fundo.

Ainda é possível alterar o modo de disparo de simples para contínuo e temporizador, acionar o flash, desligá-lo ou deixá-lo automático e ajustar ambiente de suas fotos de padrão para vivo, suave, aquecido, intenso, frio, claro, escuro e monocromático.


Sem Flash
Assegura que o flash não seja acionado, ótimo para ambiente onde o flash é proibido como Galerias de artes, Museus, Igrejas, etc.... ou fotografias que não se deseja o uso de flash.
Observação
Vale ressaltar que existem diferentes modelos de disco de modos, dentre as Canons, neste post específico os mais comuns entre elas.

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Obrigado, abraço.

quinta-feira, abril 30, 2015

Ensaio fotográfico Gestante - Sheila e Wellington

Fala galera,
vejam o ensaio fotográfico de meus amigos Sheila e Wellington, esperando o pequeno Marcelo. Obrigado pela confiança, nos permitindo registrar um momento tão especial na vida de vocês.

Com apoio de minha esposa Carina.

Observação: por causa de direitos autorais, Youtube pede que a música do vídeo seja modificada.


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Obrigado e aquele abraço.

quarta-feira, abril 29, 2015

Baixas velocidades - Longas exposições

Fala galera
vamos falar um pouco de velocidades baixas e longa exposição, os melhores momentos para fazer fotos com velocidades baixas ou superbaixas é no entardecer, porque o nível de luz está baixo, possibilitando fotografias em longas exposições e criar borrões criativos. Como por exemplo, borrar a água reduzindo seu movimento, seja em uma cachoeira ou algum outro tipo de queda d'água, deixando-a com aparência de seda.

Para este efeito não basta apenas configurar a câmera na mais baixa velocidade disponível como (f/22 em 1/4s), é necessário expor a uma longa exposição, algo entre 10s a 30s em f/22 "f/22 é a menor abertura da lente, captando menos luz" e ISO 100 "baixo e mais escuro".

Longas exposições necessitam de tripé, ou seja, não pode haver tremores no tempo de exposição e captação da foto, evitando fotos tremidas, assim como, é interessante o uso de disparador remoto ou com temporizador, também para evitar tremores no resultado.

A foto abaixo fiz sem uso de tripé, portanto usei f/5, ISO 1600 e tempo de exposição 1/10, apesar da exposição relativamente rápida, o resultado ficou satisfatório.

Veja que específico configurações diferentes das que utilizei em minha foto, com exceção da longa exposição, como não usei tripé, compensei com f/ menor e ISO maior, ou seja, na fotografia não podemos tornar nada como regra absoluta, sempre é possível inovar e arriscar conforme a luz e condições gerais do ambiente e equipamento que tem em mãos.

Templo Kinkaku-Ji - São Paulo
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Retrato
  • Distância focal - 30mm
  • Tempo de exposição - 1/10
  • F Number - f/5
  • ISO - 1600
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Abraço.

terça-feira, abril 28, 2015

Ensaio fotográfico Gestante - Juliana e Fabiano


Fala galera,
segue o ensaio fotográfico de Juliana e Fabiano, esperando a pequena Sofia. Obrigado pela confiança, nos permitindo registrar um momento tão especial.

Com apoio de minha esposa Carina.

Observação: por causa de direitos autorais, Youtube me obrigou a modificar a música do vídeo.

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domingo, abril 26, 2015

Controle da profundidade de campo "PdC"

Fala galera,
segue algumas dicas para controle da profundidade de campo.

Três fatores controlam a Profundidade de campo (PdC) ou quanto da cena estará em foco em frente do enquadramento: o ajuste de abertura, a distância focal da objetiva e a sua distância em relação ao tema ou ponto focal.

  1. Aberturas amplas (f/4,por exemplo) captarão baixa PdC, deixando o fundo bem borrado.
    Aberturas estreitas (f/16, por exemplo) captarão uma larga PdC, mantendo toda cena em foco.

  2. Objetivas amplas (18mm, por exemplo), captarão mais PdC, enquanto teleobjetivas (100mm, por exemplo) captarão menos PdC.

  3. Quanto mais distante você estiver do tema, mais PdC será obtida, mais perto, menos PdC.

Nos exemplos abaixo, destaco em vermelho o elemento que ocasionou a diferença no PdC:
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Distância focal - 18mm
  • Tempo de exposição - 1/320
  • F Number - f/11
  • ISO - 400
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Distância focal - 48mm
  • Tempo de exposição - 1/250
  • F Number - f/13
  • ISO - 400

sábado, abril 25, 2015

França - Paris - A Cidade Luz

Pôr do sol "La Conciergerie" (Antigo Palácio da Cidade) na margem a esquerda.

Rio Sena e uma das dezenas de pontes que o cortam.
A Conciergerie é o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV e que se estendia sobre o local em que hoje está o Palácio de Justiça de Paris. Atualmente, o edifício estende-se pelo Cais do Relógio, sobre a Ilha de la Cité, no 1º arrondissement de Paris. Foi convertido em prisão do Estado em 1392, após o abandono do palácio por Carlos V e seus sucessores.

A prisão ocupava o andar térreo do prédio, beirando o Cais do Relógio e as duas torres ; o andar superior era reservado ao Parlamento. A prisão da Conciergerie era considerada como a antessala da morte, durante a época do Terror (Revolução Francesa). Poucos dela saíam livres. A Rainha Maria Antonieta foi aprisionada na Conciergerie em 1793, saindo daí para morrer na guilhotina.

Este monumento é gerido pelo Centro dos Monumentos Nacionais a quem foi atribuído, a título de doação, por um decreto de 2 de Abril de 2008.
fonte: wikipedia

quinta-feira, abril 23, 2015

Lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM

Olá galera,
vamos falar sobre a Lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, uma objetiva standard ideal para dar os primeiros passos em fotografia e vídeo DSLR, e adequada a uma grande variedade de motivos. Seu foco é suave e bastante silenciosa ao gravar vídeos, decorrente à tecnologia de motor STM "Stepper Motor - proporciona uma focagem suave e silenciosa durante a gravação de vídeo", e ao Movie Servo AF, também possui Estabilizador de Imagem de quatro pontos que reduz a trepidação da câmara.
Possui design compacto e leve, seu intervalo de zoom é versátil, possibilitando ótimas fotos para viagens, retratos e paisagens e sua distância mínima de focagem é de 0,25 m.

Fotografei cerca de 6 anos com essa lente e sempre aguentou o tranco, tendo que realizar uma única vez limpeza e troca do cabo flexível.

Por alguns anos fotografei com essa lente e abaixo segue algumas de minhas fotos.

  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 28mm
  • Tempo de exposição - 1/500
  • F Number - f/8
  • ISO - 400
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 18mm
  • Tempo de exposição - 1/160
  • F Number - f/5.6
  • ISO - 100
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 18mm
  • Tempo de exposição - 1/80
  • F Number - f/8
  • ISO - 200
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 55mm
  • Tempo de exposição - 1/20
  • F Number - f/5.6
  • ISO - 1600
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 35mm
  • Tempo de exposição - 1/20
  • F Number - f/3.5
  • ISO - 200
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 50mm
  • Tempo de exposição - 1/1250
  • F Number - f/10
  • ISO - 800
  • Câmera - Canon EOS Digital Rebel XSI
  • Orientação - Paisagem
  • Flash - Não utilizado
  • Distância focal - 50mm
  • Tempo de exposição - 1/60
  • F Number - f/4.5
  • ISO - 400
Especificações extraídas do site oficial da Canon.

FUNCIONALIDADES ÓTICAS/ESPECIFICAÇÕES

Tamanho da imagemAPS-C
Distância focal equivalente a película de 35 mm (mm)29-88
Ângulo de visualização (horiz., vert., diag.)64° 30' - 23° 20', 45° 30'- 15° 40', 74° 20' - 27° 50'
Construção da objetiva (elementos/grupos)13/11
N.º de lâminas do diafragma7
Abertura mínima22 - 38(36)¹
Menor distância de focagem (m)0.25
Ampliação máxima (x)0,36 (a 55 mm)
Informações de distânciaFornecido
Estabilizador de imagem4 pontos
Ativador de AF (focagem automática)STM

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS




Diâmetro do filtro (mm)58
Máx. máx. x comprimento (mm)69,0 x 75,2
Peso (g)205 g

ACESSÓRIOS

Tampa da objetivaE-58 II
Para-solEW-63C
Estojo/bolso de objetivaLP1016
Ampliação com Tubo Extensor EF 12 II0,65-0,23¹
Ampliação com Tubo Extensor EF 25 II1,00-0,51¹
Compatibilidade do extensorNC
Indicação deste produto Amazon:

quarta-feira, abril 22, 2015

Equipamentos "upgrade"

Olá galera,
como dito no post anterior, aqui falo sobre a minha evolução na fotografia quanto a equipamentos que venho usando ao longo dos anos.

Fotografia é algo caro, tanto para quem a tem como hobby, quanto ao profissional da área, com equipamentos chegando a preços de carros populares.

Vamos á, comprei a primeira câmera fotográfica em 2003, com objetivo básico em tirar fotos do dia a dia, essas que todos fazem a todo momento, parti para uma câmera compacta "nem tão compacta assim, rs!", Sony Cybershot P-52. Na época uma máquina poderosa com sensor de 3.2 MP (Mega pixel) e cartão de memória de 128MB, para se ter uma ideia do tempo esse cartão armazenava muitas fotos, em 2003 era bastante difícil ver alguém com câmera digital na mão.

Compacta - Sony Cybershot P-52


Em 2007 comecei a olhar para a fotografia com outros olhos, passando a ter um interesse mais profissional e mais sofisticado da arte.

No início de 2008, vendi a Sony P-52 e comprei uma prosumer Canon PowerShot S5 IS, com um corpo já puxando para os conceitos profissionais "mas ainda pequeno", ela conta com sensor de 8MP, estabilizador de imagem, zoom óptico de 12x, permite fotos super macro, sapata para flash externo, vídeos com som estéreo, disco de modos, diversas configurações e impressão com qualidade profissional.



Geralmente o requisito básico do pessoal que adquire uma Prosumers é o seu grande alcance óptico de zoom, o que mais pra frente, torna-se algo não tão importante assim.


Prosumer - Canon PowerShot S5 IS


"Prosumer - é a junção das palavras producer + consumer, ou seja, professional + consumer. 

Um meio termo entre as compactas e as reflex, apesar de seu grau de parentesco maior ser com as compactas. O que as difere destas são suas dimensões e sensores maiores, o que confere mais robustez e qualidade de fotos à câmera. Em resumo, é uma câmera compacta turbinada. Apesar do visual profissional de algumas, possuem lentes não removíveis, o que afasta a câmera das comparações com uma reflex. Ainda assim, possuem maiores possibilidades de regulagens manuais e compatibilidade com uma grande quantidade de acessórios."

Por pouco tempo fiquei com a Canon Powershot S5 IS, que muito me ensinou e me direcionou a busca informações em fóruns de fotografia, como o Digiforum.

Nessa época um ótimo grupo de discussão foi criado no Digiforum, chamado 


No final de 2008, troquei-a por uma DSLR "Digital Single-Lens Reflex", Canon XSI, com um corpo profissional, equipada com Sensor CMOS de 12.1 MP e de tamanho APS-C, flash embutido e sapata para flash externo, fotografa em RAW, ISO de 100-1600 e muitas configurações, em seu kit padrão vem com a lente 18-55mm f/3.5-5.6 IS, uma lente de construção simples, escura, mas muito funcional, em meu uso considero ter extraído o máximo em todo tipo de fotografia que fiz.


Canon DSLR Rebel EOS XSI

Com a correria do dia a dia, me distanciei da fotografia e fiquei uns dois anos sem muito contato com a DSLR.

Por muitos anos me acompanhou em diversos passeios, saídas fotográficas e viagens, dando lugar em 2014 para a Canon T5i, equipada com sensor CMOS de 18MP, faz vídeo em 30 fps, com tela móvel, ISO 100-6400 e uma infinidade de configurações, acompanha a lente 18-135mm 3.5-5.6 STM IS, uma lente de construção simples escura, mas bastante versátil.

Canon DSLR Rebel EOS T5i



Logo venho adquirindo novos acessórios, como mochila, tripé, lentes, filtros, cartões de memória, aperfeiçoamento profissional, etc.