quarta-feira, agosto 16, 2006

HTML / CSS

 
Já criei blogs, sem utilizar um serviço pronto como este do Blogger, ou seja, desenvolvia todos os arquivos html, inicialmente pelo Front Page, mais tarde com o Dreamweaver e postava em um domínio gratuito, iniciando pelo HPG e migrando a outros 4 provedores. O que me fez desistir, foi a dificuldade de manutenção aos arquivos, que eu realiza individualmente para cada arquivo e não eram poucos, se em um determinado momento, eu fosse alterar o layout da página, tinha que alterar para todos os arquivos individualmente e ainda garantir que todos os arquivos ficariam com as mesmas medidas de layout entre eles, isso porque eu sempre utilizei tabelas para poder disponibilizar os espaços desejados a serem utilizados.
No início, eu utilizei tabela mesmo, ficava muito feio.. Num segundo momento, comecei a utilizar uma tabela transparente, que era melhor que anterior, mas ainda a mão de obra para a manutenção era desgastante para um resultado as vezes nada satisfatório.
Por esses motivos e alguns outros, parei de alimentá-los, e passei depois de uns 2 anos a utilizar esse blog do Blogger, a alguns dias, eu pensei em pesquisar uma forma fácil e rápida para dar manutenção em um layout próprio, pois não gosto da idéia desses blogs prontos, porque você fica preso a vários locais que não se pode realizar nenhuma alteração. No início da minha pesquisa logo cai num cara chamado TABLELESS.
Para a utilização do Tableless, baixei alguns tutoriais e apostilas, me empolguei e iniciei uma mera página de aprendizado, onde nela toda a disposição de texto e imagens está sendo controlada por um arquivo CSS, nele tenho todas as coordenadas sobre a disposição geral da visualização do site e o melhor, tudo o que é alterado no CSS é válido para todos os html que estiverem linkados a ele.
Pretendo ainda, aprender mais algumas coisas sobre HTML/CSS para iniciar a manutenção efetiva desse site, que pode ser conferido clicando no link a seguir, Nnato - O Aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário