segunda-feira, janeiro 04, 2016

O que são modos de fotometria? Como funciona cada um deles?

Painel do fotômetro
fotômetro

O que e como funciona o fotômetro?
Representado pela painel da figura acima, ele cobre 4EV de variação em uma escala que se inicia em -2  0  +2, cada EV controla a quantidade de luz capturada na exposição, sendo que essa escala é modificada quando alterada Abertura, Velocidade ou ISO.
Em tese quando o ponteiro se desloca ao 0 "zero", significa que a quantidade de luz a ser exposta está correta para a cena, este procedimento é conhecido como (zerar fotômetro), sendo insuficiente quando está no intervalo negativo e excessiva quando está no intervalo positivo.




Fotometria Matricial
Esse método faz uma leitura da luminosidade de toda cena e calcula um valor estimado, também levando em consideração o ponto de foco realizado.
Recomendação: Cenas com transições suaves ou áreas com médio e baixo contraste, pois ele estima a exposição para a cena. Em cenas de alto contraste a leitura ficará parcialmente falha.

Fotometria Ponderada
Esse método faz a medição da luminosidade exatamente no centro da cena, ou seja, ela entende que no centro da cena a exposição está correta e pode expor menos ou mais luz nas outras regiões da imagem. 
Recomendação: Cenas como retratos ou objetos em destaque, pois geralmente é onde está a pessoa ou o objeto a ser fotografado. 

Fotometria parcial
Esse método faz a leitura de apenas uma parte da cena, medindo a luminosidade de aproximadamente 10% na parte central do visor.
Recomendação: Cenas com altos contrastes ou imagens que o motivo está no centro.

Fotometria Pontual
Esse método faz a leitura pontual centralizada da imagem de forma precisa, medindo a luminosidade de aproximadamente 4% da parte central do visor. Neste método é possível fazer a leitura da luminosidade de diferentes pontos da cena e escolher a exposição desejada para produzir variações de tons na cena.
Recomendação: Cenas com altos contrastes e áreas de fortes sombras ou luzes intensas. 

Veja também - O que é, para que serve os espaço de cores Adobe RGB e sRGB?

Inscrevam-se no Blog, no Facebook e no Youtube, curtam, compartilhem, comentem. 

Obrigado e aquele abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário