terça-feira, setembro 05, 2006

Como compartilhar internet da Vivax?
Na busca para a resposta dessa questão, cai em diversos fóruns que não definiam de forma clara e objetiva alguma forma para colocar esse compartilhamento em prática, o máximo que consegui foram algumas peças do quebra cabeça e com essas peças parti para a batalha e mais um aprendizado que não é nenhum bicho de sete cabeças, explicado aqui.


Necessário:
Cable Modem "qualquer que seja o modelo e fabricante"
Roteador "D-Link DI-604"
PC com placa de rede

Na prática:

  • Cable modem: é o receptor da internet a cabo ao qual nenhuma configuração será necessário realizar, caso necessite, entre em contato com a Empresa que o forneceu.
  • Roteador: não é necessário clonar o número MAC da placa de rede, informação que eu mais encontrei na net dizendo exatamente o contrário, ou seja, pode-se utilizar o MAC do próprio Roteador, pois a Vivax não tem esse controle em sua central.

    - O roteador possuí um Firewall para o acesso a WAN "Wide Area Network", que como padrão já contém uma configuração, sendo possível definir novas regras personalizadas.

    - Esse roteador possuí diversas funcionalidades que são possíveis de configurar ou opções de diagnóstico para se visualizar via browser:
    : Exemplo - Firewall, Clone MAC ID, Wan, Lan, DHCP, Status, etc.

    - No manual do roteador é informado seu IP padrão e seu login de acesso as configurações, recomendo a troca do seu IP, usuário e senha de acesso.
  • O cabo RJ45 que sai do Cable Modem será conectado na porta WAN do Roteador.
    O cabo de rede dos PC's serão conectados nas portas LAN "Local Area Network" do roteador, esse roteador contém 4 portas LAN, ou seja, pode-se ter nessa rede apenas 4 PC's.
  • É possível deixar a Rede Local "LAN" tanto com IP dinâmico quanto com IP fixo, configuração definida individualmente para cada PC da rede.
  • Apenas com essa configurações já é possível ter um compartilhamento de Internet a Cabo sem a necessidade de se ter uma máquina ligada como servidor de compartilhamento de internet, pois o Roteador será o responsável por essa função

Acredito que esse procedimento seja suficiente para o compartilhamento de outras Empresas de Banda Larga ou bastante semelhante.
Como por exemplo para qualquer outra que utilize o Cable Modem, como o Virtua entre outras.

OBS.: O mais complicado disso tudo, com certeza é passar os cabos até os PC's que serão incorporados a essa rede, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário