quarta-feira, setembro 20, 2006

Instalação Windows Vista RC1
No aguardo de 7/8 horas para fazer o download de quase 3GB do arquivo de imagem ".iso" do Windows Vista RC1, inciei sua instalação.

Como eu queria uma instalação nova e completa, então fiz os bkp's necessários do meu Win XP.

Com o boot no DVD inicia-se a instalação, também é possível fazer o upgrade do XP para o Vista que não foi o meu caso, analisando todo o processo de instalação vemos que a intervenção do usuário é mínima, sendo solicitado apenas algumas configurações, como:
  • Seleção do idioma entre Inglês, Japonês, Alemão para o RC1.
  • Product Key disponibilizada pela Microsoft.
  • Qual partição utilizará.
    Há a possibilidade para manutenção dessas partições, utilizei apenas a formatação que leva menos de 2 minutos a um HD de 30GB de espaço.
  • Solicitado o preenchimento do Fuso Horário, confirmação da Data e Hora e tipo de teclado.
  • Um nome de Usuário que seria o Administrador.

O restante é por conta do instalador que faz todo o processo sozinho e rápido, cerca de 30 minutos "considerando as configurações de hardware do meu PC".

Todos os drives foram reconhecidos automaticamente, sem a necessidade de atualização de nenhum deles.
Logo na inicialização do Vista, temos o seu novo visual conhecido como Aero, que é um "luxo" cheio de curvas, cores, transparências, animações, etc.
Requer 15GB livre para a instalação do Vista, no final temos cerca de 7GB utilizados pelo Sistema Operacional.

O Aero requer muita memória, conforme eu e o Doug um amigo que tem quase as mesmas configurações de hardware e também instalou o Vista no mesmo dia, observamos que o Vista estava utilizando pouco mais de 300MB de memória, muita coisa considerando que ainda temos uma instalação pura e "simples".

Cheio de novos recursos, ainda estou analisando o que cada um deles faz.
Como no XP desativo todas essas frescuras de aparência, formas e cores deixando o visual como o do Windows 2000, assim amenizando um pouco "quase nada" a performance. O Vista é um SO pesado e que requer máquina potente para ser utilizado.

Por enquanto, recomendaria para se ter um bom desempenho a configuração abaixo ou superior:
Processador 2.6GHz
Memória RAM 1GB
Placa de video 256MB
HD de 60GB

3 comentários:

  1. Anônimo9:56 PM

    Pois é, já saiu um novo build para o Vista. Reza a lenda que teve melhorias de performance. Eu nem to com coragem de baixar, alias, tive que tirar o meu aqui na marra porque fui tentar instalar o Alcohol 120% pra mondar a imagem do delphi 2006 e deu pau. O Vista rebootou e não entrava mais. Nessa hora eu disse: "que merda" hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:57 PM

    7 GIGAS DE SO ?!?!?!?!?

    A microsoft está cada vez pior... a ver vamos se em 7 gigas consegue è fazer o que o ubuntu faz em 700 megas... ;)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:32 PM

    A Microsoft sempre desenvolve para novos hardwares, isso aconteceu com todos os SOs lançados. Isso tanto é verdade que outro dia eu li que quando o lançamento do Vista foi adiado, as ações de fabricantes de computadores cairam, ou seja, por que alguem precisaria trocar o computador? Porque o SO precisa de mais hardware.

    ResponderExcluir