terça-feira, junho 27, 2006

RFID – Radio Frequency Identification

Essa Tecnologia pode em breve acabar com o os códigos de barras e cartões magnéticos. As etiquetas de identificação por rádio frequência (RFID) consistem de chips de silício e uma pequena antena embutidos em um invólucro, capazes de transmitir dados para um receptor a uma certa distância, sem fio. As aplicações são inúmeras e podem ser usadas para rastrear qualquer coisa, de latas de refrigerante a pessoas.

Focando no comérico e ou indústria, ao contrário dos códigos de barras que precisam ser escaneados e lidos individualmente, os transpônderes (tags) emitem sinais que podem ser identificados e tratados à distância e em lotes. O RFID se sobrepõe às limitações de outros sistemas de identificação automática, executando leitura ou gravação com a tag em movimento, não necessitando de uma linha de visão direta entre a antena do leitor e o transponder. Isto significa que o sistema trabalha efetivamente em ambientes excessivamente sujos, com poeira, graxa, umidade, baixa visibilidade e ainda consegue a comunicação através de quase todas as superfícies não-metálicas. Dentro do alcance de um receptor é possível ler centenas de tags por segundo. E, além de poderem ser lidas com maior rapidez, elas contêm uma quantidade muito maior de informações do que os identificadores atuais. Dentre os diversos benefícios do RFID, destacam-se:

  • Solução altamente confiável.
  • Vida útil praticamente indeterminada.
  • Não necessita de baterias para alimentação.
  • Não requer linha de visão direta.
  • Leitura e gravação dos dados com o transponder em movimento.

Muito em breve, o RFID se tornará parte do nosso dia-a-dia de um modo mais abrangente do que como acontece hoje com o código de barras com utilização virtualmente irrestrita. A Automação Comercial e Industrial serão as primeiras beneficiadas, seguidas pela Predial e Residencial. Nesta última, a integração com os outros sistemas de automação proporcionará a criação de ambientes virtuais imersos nos ambientes reais, possibilitando sua caracterização de acordo com a necessidade (locais seguros, inseguros, externos, internos, área da piscina, área com grama, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário